Nado, Pedalo e Corro, posso fazer academia?
Conhecendo a Modalidade em sua origem;
O Triathlon surgiu em 1974 na cidade de San Diego, Califórnia (EUA). Um clube de atletismo enviou aos seus atletas uma planilha de treinamentos com exercícios de natação e ciclismo para que usassem nas férias. No retorno às atividades, os treinadores fizeram um teste para saber se os atletas haviam feito a “lição de casa”, que consistia em nadar 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 quilômetros em um condomínio fechado ao lado do clube e, finalmente, correr 5 quilômetros na pista de atletismo.
Os atletas gostaram tanto da “brincadeira” que pediram para os treinadores repetirem o programa nas férias seguintes, porém, convidando os guarda-vidas de San Diego para participar, como uma forma de “desafio”. A prova contou com 55 participantes e os atletas levaram nítida vantagem. Para as férias seguintes, em 1976, os salva-vidas propuseram algumas modificações no combinado: um percurso de 700 metros de natação em águas abertas (no mar), um pedal de 15 quilômetros na praia e arredores e por fim 4,5 quilômetros de corrida de cross country. Dessa vez, 95 pessoas participaram do evento, que passou a se repetir regularmente.
O Triathlon chegou ao Brasil em 1981, mas a primeira competição oficial foi realizada somente em 1983, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
A maioria das pessoas que fazem as atividades físicas com predominância de endurance tem um grande receio de fazer musculação pois vão ficar grandes, musculosos e sem mobilidade, hahahaha!
Desculpa, não aguentei... eu faço musculação a 11 anos(31/01/2022) e ainda não tenho uma massa muscular grande, para com esse pensamento de gente preguiçosa que não quer nem aprender a coisa certa.
Leia os estudos científicos que separei para você para te mostrar que musculação é essencial somente para todos os seres humanos.
Triatleta x Musculação
Você precisa entender que não vai ficar musculoso, forte e sem flexibilidade apenas por estar fazendo movimentos na academia, não se compare com um bodybuilder que passa o dia inteiro comendo para ter um superávit calórico, treinos para hipertrofia e “testo alta”.
Ninguém ganha massa muscular muito rápido, o ganho é crônico(demora um pouco) e necessita de uma treino excelente com uma dieta boa e um descanso adequado.
Um estudo feito com 10 triatletas no Rio de Janeiro buscou identificar um padrão morfológico ou seja como é o porte físico do atleta de triatlo(nesse caso a modalidade olímpica), chegando a essa média de peso, % gordura, altura, biótipo e consumo de oxigênio.
Peso: 68kg a 73kg
Altura: 176cm a 179cm
Idade: 28 a 33 anos
Gordura corporal: 5% a 10%
Somatotipo(biótipo): Meso-ectomorfia
VO2 max: 69 a 74ml.kg-1 min
Os resultados mostram o perfil do atleta olímpico de triatlo de alto rendimento, onde o valor encontrado são modelos a serem alcançados pelos jovens atletas para chegar o mais alto grau de desenvolvimento antropomórfico para o esporte.
(ANJOS, M.A.B., FERNANDES FILHO, J., NOVAES, J.S. Características somatotípicas, dermatoglífi cas e fi siológicas do atleta de triatlo. Fitness & Performance Journal, v.2, n.1, 49-57, 2003)
Treinamento de força em triatletas de longa distância(Luckin,2021);
O treino de musculação para atletas de Triatlo aumenta a força, não aumenta a massa muscular e melhora o desempenho, um grupo de cientistas do esporte avaliaram como utilizar o treinamento de força e musculação em triatletas, eles avaliaram 390 atletas (224 mulheres, 166 homens; com idade entre 29-40 anos) avaliou-se a resistência e as características do treinamento de força, experiência em triátlon e limitações percebidas em relação à realização do treino de musculação.
Foi identificado que o treino de musculação é mais explorado pelos atletas de sexo masculino (39%), as mulheres tendem a acreditar que vão ficar muito musculosas ou seja, o apelo estético é até mesmo mais explorado pelos homens (uma curiosidade ai).
Sabemos que o atleta passa horas treinando, tem treino que algumas vezes chega a durar 2 horas, sem contar o deslocamento até o local o retorno e se arrumar para ir ao trabalho, por isso grande parte dos atletas não fazem a musculação (53,1%).
O terror de qualquer atleta é a lesão, entrar na musculação sem o acompanhamento de um profissional aumenta a probabilidade de se machucar pois a progressão e forma do exercício são limitações percebidas para a conclusão do treinamento de força (52,5%).
O treinamento de força para prevenção de lesões e melhoria do desempenho.
Quanto mais força, menor probabilidade lesão o atleta está passando, outro ponto muito importe porem negligenciado, é o desenvolvimento de força em ângulos específicos, por exemplo, quando o ciclista entra em um momento que é necessário pedalar com mais força, além da perna o glúteo e a lombar serão fortemente recrutados, exercícios como agachamento, levantamento terra e stiff são essenciais.
O treinamento de força reduz o esforço do exercício em triatletas durante um triatlo simulado (Luckin,2021)
Métodos: Um total de 25 triatletas foram aleatoriamente designados para 26 semanas de treino na academia + treino de triatlon ou apenas treinamento de musculação.
O treino de musculação progrediu de moderado (8-12 repetições, à 75% de 1 repetição máxima da semana 0-12) para cargas pesadas (1-6 repetições, à 85% de 1 repetição máxima nas semanas 14-26).
Indicadores fisiológicos e de desempenho;
Gasto calórico de ciclismo e corrida,
tempo de natação,
lactato sanguíneo e
frequência cardíaca
foram medidos durante um triatlo simulado (natação de 1.500 m, ciclismo de 60 min e corrida de 20 min) nas semanas 0, 14 e 26.
A força máxima e as medidas antropométricas (dobras cutâneas e massa corporal) também foram coletadas nesses pontos.
Resultados: O grupo que treinou triatlo + musculação melhorou significativamente a força máxima em 3 meses e 6 meses(14 e 26),menor gasto energético no ciclismo das semanas 0 a 14 e menor gasto energético de corrida das semanas 14 a 26 sem perder ou ganhar massa muscular, o que mostra um benefício tremendo pois o atleta de uma modalidade como o triátlon tende a perder muita massa muscular.
Conclusões: A adição de carga progressiva aos programas de treinamento de triatletas pode melhorar significativamente a economia de energia na corrida e ciclismo sem aumento da massa corporal.
Você precisa de um bom treinador para te conduzir na melhora do seu esporte, fala comigo que te ajudarei com isso.
Veja minha aluna de Personal que é Triatleta treinando na academia, clique aqui.
Comments