top of page

Treinamento de força ajuda a prevenir lesões em atletas


Quem não quer estar sempre pronto para dar o seu melhor no seu esporte?


Seja você um atleta profissional ou um entusiasta de qualquer esporte, a prevenção de lesões é uma peça-chave que vai garantir que você possa continuar fazendo o que gosta por muito tempo.


atleta amador de basquete correndo com a bola em uma mão

E adivinha só? O treinamento de força é um dos melhores métodos pra você não se machucar e ainda ter alto desempenho!


Quando você pensa em treinamento de força, é comum imaginar fisiculturistas grandes levantando pesos enormes na academia, certo?


Mas a verdade é que o treinamento de força vai muito além de levantar grande quantidade de peso.


Pensa comigo... imagine que os seus músculos são como guardiões do seu corpo e quanto mais fortes e resistentes eles forem, serão capazes de proteger suas articulações e ossos durante os movimentos repetitivos e de alta intensidade que você realiza no seu esporte.


Estudos científicos têm mostrado que o treinamento de força reduz significativamente o risco de lesões em atletas, isso porque ele também pode corrigir desequilíbrios musculares que você pode ter desenvolvido ao longo do tempo, que são como pequenas bombas-relógio para lesões, se não corrigir... explodem e te lesionam.

articulaçoes e musculos ao redor do joelho

Por exemplo, se os músculos da parte frontal da coxa estiverem muito mais fortes do que os da parte de trás, isso pode colocar uma pressão excessiva nos joelhos, aumentando o risco de lesões.

O treinamento de força ajuda a equilibrar essas partes, te dando uma biomecânica mais eficiente e reduzindo a probabilidade de lesões.


Ao fortalecer os músculos ao redor das articulações, como os joelhos e os ombros, estamos criando uma base sólida que ajuda a estabilizar essas áreas e reduzir o risco de torções e rupturas.


atleta profissional de volei vitor felipe saltando para atacar a bola

Um ponto muito importante é a programação desse treino, ele deve ser pensado e elaborado especialmente para você e o seu esporte.


Chamamos de periodização, onde o mínimo são 8 semanas programadas para que você tenha evolução no treinamento de força e ganhe desempenho no seu esporte.


Seja, aumento de salto, impulsão, mudança de direção, ataque,... não importa o que você deseje melhorar, só vai conseguir sem se machucar se tiver uma programação de treino de força!


E não podemos esquecer que um corpo forte também significa um melhor controle do movimento e uma postura mais estável.


Treinamento de força ajuda a prevenir lesões em atletas. Com toda certeza!


Em resumo, o treinamento de força não é apenas sobre levantar pesos pesados ​​ou parecer musculoso (embora isso também possa ser um bônus!).


É sobre investir na sua saúde e no seu desempenho a longo prazo


A revista científica "Journal of Strength and Conditioning Research" indica o treinamento de força para atletas e pessoas que curtem praticar algum esporte como prevenção de lesões.


Seja você um jogador de voleibol, um corredor, um jogador de basquete, um nadador ou praticante de qualquer outro esporte, não subestime o poder do treinamento e de uma boa programação de treino.



 
Quais são suas dúvidas sobre treinamento de força?
Comenta aqui...

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page