top of page

O que pode acontecer com seu corpo se você não se exercitar?

A medida que envelhecemos parece que reservar um tempo para se exercitar fica mais difícil, o problema são as consequências no futuro.



Todos sabemos que malhar ou fazer alguns exercícios durante a semana é bom pra saúde, assim como sabemos que dirigir bêbado, fumar ou comer um monte de besteiras também faz mal mas ainda fazemos...



5.3 milhões de pessoas morreram por falta de exercícios e isso pode ser mudado com exercícios diários. Grande parte da população é inativa fisicamente e meu compromisso é divulgar a prática sustentável de exercícios e não esse monte de baboseiras de shape(meninos e meninas focam nisso, adultos tem mais o que fazer).


Pois é, uma dessas milhões de pessoas que morrem por não fazer exercícios agora pode ser você(se é seu caso estar sem malhar). Mas calma não coloque um tênis e saia correndo pois fazer exercícios mesmo que uma corrida leve sem ter uma orientação inicial pode ser tão perigoso quanto fazer nada.


Pois é, bem vindo a ida adulta, nada é fácil! Mas pode ser simples...


Vou te contar 5 motivos para iniciar a atividade física com um profissional.



1 – Comece tentando dormir melhor:

50% dos idosos tem problemas relacionados ao sono e a causa podem ser diversas mas vamos focar na atividade física. Os idosos que tem uma rotina de exercícios 3x por semana já conseguem perceber melhorias na qualidade de vida após 12 semanas de exercícios! Se um idoso se beneficia, imagina o quanto isso pode te ajudar.



2 – Cuidado com a Pressão Alta

Se você não fizer exames antes de iniciar os exercícios poderá entrar em um problema muito grande! Principalmente se você for sedentário(passa mais de 6 horas por dia sentado). As pessoas que não buscam melhorar a capacidade cardiorrespiratória tem 72% de risco aumentado em relação aos que buscam lutar contra essa condição clínica(doença).


3 – Risco mais de sofrer com Arterosclerose;

Só fazer exercícios e comer um monte de besteiras no final de semana não resolve, se você já está gordo, faz exercícios e não se alimenta corretamente também não vai adiantar em nada. Fazer exercícios com acompanhamento profissional vai te ajudar a emagrecer mas sem a alimentação, tudo pode ser perda de tempo. Um estudo que acompanhou pessoas por 8 anos encontrou que que fazer exercícios de forma preventiva pode reduzir os riscos de problemas de arteroscleroses




4 – Cuidado com as dores no joelho, ombros e lombar;

Provavelmente flexibilidade não é seu forte e isso tem uma correlação direta com a artrose, uma articulação que se move pouco fica rígida. Costumo comparar com aquela porta velha que range quando abre, depois que você coloca um óleo e faz alguns movimentos tudo resolve. Assim é a nossa articulação, precisa de movimento e “um oleozinho natural” conhecido por liquido sinovial.


A correção disso é simples mas não acontece da noite por dia, pense que são anos de maus hábitos que te deixaram sem flexibilidade, você precisará de um tempo para reparar esse erro. Não tenha pressa pois esticar demais pode ser ruim e até te lesionar.



5 – Osteoporose pode ser reduzida;

A medida que envelhecemos nossos ossos poderão ficar mais quebradiços e você sabe que recuperar-se depois da adolescência é um processo mais lento e caótico. A medida que o tempo passa o nosso corpo tenda a reduzir a produção de osteoblastos(construtores de ossos) e com a degradação natural dos osso podemos ficar sujeitos a fraturas se nosso hábitos alimentares forem ruins.

Fazer exercícios estimulará o corpo a produzir mais construtores de ossos e isso manterá nossa ossada mais resistente. O ACSM e NSCA recomendam que façamos exercícios com pesos(musculação) para manter a saúde óssea e também exercícios com impacto com uma corrida vigorosa.




Agora que sabemos a grande importância de fazer exercícios preciso te orientar a procurar um profissional de educação física que faça testes e tenha uma maneira de avaliar sua força e capacidade física para prescrever um planejamento de no mínimo 3 meses.


Se você quer que eu te guie nesse caminho para uma ida mais saudável com exercícios, clique no botão abaixo.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page