Importância da musculação no Triatlon

Antes, vamos saber um pouco sobre o triatlon.


Em 1974 na cidade de San Diego, Califórnia (EUA), surgia o triatlon, logo após um programa de treinamento para as férias enviado para um grupo de atletas que pertenciam a um clube de atletismo, onde continha natação e ciclismo. Ao termino das férias os treinadores tinham em mente testar os atletas. Prepararam um circuito de 500 metros na piscina do clube, pedalar 12 quilômetros no condomínio ao lado do clube e correr 5 quilômetros na pista de atletismo.

Não muito tempo depois, os atletas sugeriram fazer como um "desafio", chamando mais participantes.

Popularizando ao ponto de nas férias seguintes, em 1976, os salva-vidas (que seria como os árbitros) modificarem o circuito para 700 metros de natação no mar, 15 quilômetros de pedal pelas ruas próximas da praia e 4,5 quilômetros de corrida. Com isso, mais pessoas foram participando e virou um evento que é conhecido até hoje, aqui no brasil ele chegou por volta de 1981, mas a primeira competição oficial foi em 1983, no Rio de Janeiro.

E no ano 2000 houve um marco na história do Triatlon mundial. A modalidade passou a integrar oficialmente no programa olímpico.


Distâncias Oficiais

  • Sprint, também conhecida como Short

750 m de natação / 20 km de ciclismo / 5 km de corrida.

  • Olímpica, também chamada de Standard

1.5 km de natação / 40 km de ciclismo / 10 km de corrida.

  • Longa distância, segundo a ITU pode ser o dobro ou até o triplo da distância standard

3 km de natação / 80 km de ciclismo / 20 km de corrida ou 4,5 km de natação / 120 km de ciclismo / 30 km de corrida

  • Mixed Relay

300m de natação / 8 km de ciclismo / 2 km de corrida

  • Meio-Ironman, também conhecido como 70.3

1.9 km de natação / 90 km de ciclismo / 21 km de corrida



Importância da musculação no Triatlon


Melhor resistência muscular: resistência muscular se refere à capacidade do músculo de executar repetidamente com cargas moderadas por um longo período de tempo.

Ser forte e capaz de realizar grandes esforços irão te fazer sentir menos dificuldades na hora de passar mais tempo em um esforço de força média. A musculação reduz o risco de lesão quando se compete em alta intensidade.

Me acompanha no instagram e youtube, lá te conto em mais detalhes sobre o treinamento e preparação dos atletas e como a musculação influência de forma positiva os resultados nas competições.


Vou te provar a importância da musculação individualizada para o atleta. Minha atleta Rebeca Sobreira tem um treinamento de musculação totalmente voltado para o seu esporte com intuito de potencializar a sua performance. Aqui são alguns dos exercicios que utilizo na preparação física dela:

Após direcionarmos o treinamento para a sua primeira competição oficial de Triatlon ela teve sua estreia com uma conquista de pódio. Ela deixou um depoimento:

"Me chamo Rebeca Sobreira, tenho 21 anos e há cerca de 45 dias antes da minha primeira competição oficial o Ôxe Triatlon, iniciei minha rotina de triatleta

Procurei a orientação profissional de Izack por ja conhecê-lo anteriormente bem como por acompanhar o trabalho dele pelas redes sociais com os atletas de alto rendimento do vôlei de praia.

Nossos treinos são 100% voltados para o meu esporte que é o triatlon, fazemos exercícios não convencionais dentro da sala de musculação pois nosso trabalho exige uma individualização, algo que ele faz de forma excepcional, tanto é que se torna perceptível em meus treinos de corrida e bicicleta a melhora na minha dinâmica de movimento e consequentemente na performance.

Além disso tudo, Izack me ajuda a construir a Rebeca Triatleta como um todo, não só no físico, mas também na mente. Sou extremamente grata pelo trabalho que temos feito e tenho certeza que essa confiança mútua irá nos levar a lugares maiores e tornar possível a realização de sonhos cada vez mais “ousados”. "(foto1: 1ª competição de triatlon - Ôxe, 2º lugar geral)












Em sua 2ª competição de triatlon - Jampa Triathlon, onde conquistou mais um pódio 2º lugar!



 

Para acompanhar a preparação dela e dos demais atletas, me sigam no insta @izackmartinss.

Sigam ela @rebecafsobreiraa.

E vamos apoiar o esporte cada vez mais!

Tmj e é só o começo 👊🏽



Fontes: https://cbtri.org.br/

2 comentários

Posts recentes

Ver tudo